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01-04-2003

Câmara e Refer entendem-se quanto à ligação ferroviária ao porto


Aveio

Aveiro Câmara e Refer entendem-se quanto à ligação ferroviária ao porto A Câmara de Aveiro e a Rede Ferroviária Nacional (Refer) ultrapassaram as divergências que as opunham quanto ao traçado do ramal ferroviário para o porto daquela cidade, confirmou hoje fonte da autarquia. Em causa estava o atravessamento do Canal das Pirâmides, junto ao nó do IP-5 de Aveiro-Oeste, uma zona sensível onde se prevê uma intervenção no âmbito do programa Polis. O princípio de acordo estabelecido passa por construir a ferrovia mais próxima do IP-5, mesmo que a opção implique desviar o traçado de uma via paralela, a estrada nacional 109, disse a fonte. A prolongarem-se as divergências, a Refer corria o risco de não conseguir completar esta obra de 22,5 milhões de euros (4,5 milhões de contos) até 2006, o que implicaria a perda do financiamento comunitário no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio. O presidente da Administração do Porto de Aveiro, João Pedro Braga da Cruz, confirmou à agência Lusa a aproximação de posições entre a autarquia e a Refer, considerando que «amadureceram« as condições para se avançar rapidamente com o licenciamento ambiental e subsequente abertura do concurso para obra. O traçado, de 8,8 quilómetros de extensão em território de Aveiro e Îlhavo, ligará o porto à plataforma intermodal de mercadorias de Cacia, uma obra cujo concurso foi já lançado. O conjunto ferroviário inclui ainda ramais dentro do próprio porto, a construir pela APA «em articulação com a Refer«, disse João Pedro Braga da Cruz. O futuro ramal é considerado de grande importância estratégica para o desenvolvimento do porto de Aveiro, tornando-o capaz de atrair o movimento de mercadorias espanholas. Lusa (2 Ago / 10:28)

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